Comprar passagem aérea em agência é mais barato?

post-do-colaborador

Toda vez que algum cliente chega em uma agência de viagens e diz “Ah, na Decolar.com está mais barato que este valor que você está me passando, vê o que você pode melhorar pra mim? Você não consegue fazer pelo mesmo preço? Eu sei que você consegue.” é como:

 a) Se você chegasse em uma mercearia e perguntasse:
– Moço, quanto é a Coca-Cola 2 litros?
– 4 reais.
– Ah, mas a Pepsi é mais barata, você consegue fazer pelo mesmo preço?

b) Se você fosse em uma loja autorizada da Nike, escolhesse um tênis de 200 reais e falasse para o vendedor: “Ah, mas este mesmo tênis na Uruguaiana é 80 reais, você não consegue fazer pelo mesmo preço? Vê o que você pode melhorar pra mim!”

 c) É como se você entrasse no ônibus, cuja passagem está R$3,40, e antes de passar pela catraca falasse para a trocadora (caso ela não esteja com fones de ouvido): “Lá em Carangola – MG a passagem de ônibus é R$1,20, faz por esse preço pra mim! Eu sei que você consegue.”

 d) É como se você fosse em uma loja da Reserva, gostasse de uma calça jeans de 400 reais e falasse: “Com esse dinheiro dá pra ir em São João Nepomuceno – MG e comprar 5 calças como essa, direto da fábrica!”

As quatro situações acima têm fundamento? Têm. Mas possuem alguma lógica? Não. Então, é isso.

Empresas físicas e canais de venda na internet sempre irão possuir preços diferentes, se tratando de viagens ou não. Os acordos comerciais são diferentes, os custos de se vender algo na internet são diferentes dos custos de vender algo em uma empresa física. A Decolar, o Hotel Urbano, a Abreu, a Coca-Cola, a Pepsi, a Nike e o camelô da Uruguaiana são empresas diferentes, possuem fornecedores, “ingredientes”, comissões, cadarços, e aromas caramelizados diferentes, embora vendam ~~aparentemente~~ os mesmos produtos e serviços.

Tarifas de passagens aéreas e diárias em hotéis geralmente são mais baratas se compradas “direto da fábrica”, nos sites das companhias aéreas ou diretamente com o setor de reservas do hotel. “Mas então eu nunca devo procurar uma agência de viagens? Nem na Decolar?” Não, não é isso. As agências criam promoções, acordos comerciais, bloqueios, determinam sem próprio câmbio, justamente para possuírem ofertas melhores que seu próprio fornecedor! Às vezes conseguem, às vezes não.

Isso sem ir muito além e sem falar no valor agregado da marca, na segurança, nas diferentes formas de pagamento e no poder de mercado de algumas agências.

Então, eu não consigo pelo mesmo preço. Às vezes eu posso até conseguir por um preço menor. Em alguns casos, mesmo conseguindo por um preço menor, mesmo te dando uma lata de Coca-Cola grátis na compra de um pacote de biscoito na mercearia, você vai preferir tomar Guaraná Antartica Black e eu não poderei fazer nada. Em outros casos, eu posso te convencer a tomar Coca-Cola pra sempre mesmo se a garrafa de 2L subir para 7 reais (esse é meu trabalho!)

Colaboradora do Blog                                                                                       Thalita Peron é turismóloga, já foi da noite (calma, nāo é nada disso) e hoje coleciona histórias de pessoas que sāo apaixonadas por viajar, e realizam sonhos com sua ajuda em uma agência de viagens no Rio de Janeiro.

2 comentários sobre “Comprar passagem aérea em agência é mais barato?

  1. Concordo, mas ainda prefiro comprar na fábrica o custo é sempre menor. O fato de você pagar uma agência é mais para caso ocorra algum problema você ter um suporte como um intercâmbio talvez.
    Eu fui viajar no feriado e comprei passagens mais baratas na própria gol do que no intermediário que é o decolar 😉
    Bjsss

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Erika, eu acho que a nossa geraçāo se vira bem buscando opções mais baratas na internet, mas as pessoas mais velhas ainda preferem recorrer as agências pois se sentem mais seguras… Pode ser isto também.
      Bjos!!!!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário